Shopping cart

Subtotal $0.00

View cartCheckout

Tokenização de Créditos de Carbono

O mercado de carbono é um sistema baseado no mercado projetado para controlar as emissões de dióxido de carbono (CO2), fornecendo incentivos econômicos para alcançar reduções de emissões. Desde 1977, acordos internacionais como o Protocolo de Kyoto e o Acordo do Clima de Paris têm atraído atenção para a necessidade de conter os riscos ambientais. Contudo, o funcionamento do sistema internacional de créditos de carbono ainda é um mistério para muitos.

O panorama do mercado de carbono

O tamanho do mercado de carbono é estimado em US$ 82 bilhões por ano, com 51 iniciativas de precificação de carbono em todo o mundo. Essas iniciativas cobrem 20% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. O problema é a fragmentação do mercado, tornando difícil a correta precificação.

A Economia dos créditos de carbono

Os custos de produção de créditos de carbono variam de acordo com a localização, tipo de árvore, certificação e outros fatores. O preço dos créditos de carbono é controlado por políticas e regulamentos governamentais nos mercados obrigatórios e pelas forças de oferta e demanda nos mercados voluntários.

Tendências e perspectivas futuras

O estado atual dos mercados de carbono obrigatórios é fragmentado. Vincular os mercados de carbono internacionalmente pode ajudar a reduzir o custo para atingir as metas de redução de emissões. O artigo 6 do Acordo de Paris abre o caminho para uma nova forma de interação internacional entre os mercados de carbono.

A solução: tokenização de créditos de carbono

A tokenização de créditos de carbono, através da tecnologia blockchain, pode melhorar a acessibilidade e os preços para investidores. A tokenização facilita o movimento transfronteiriço de créditos de carbono e resolve muitos dos problemas nos mercados de carbono atuais.

Tipos de mercados de carbono: o obrigatório e o voluntário

Os mercados obrigatórios de compensação de carbono emitem um determinado número de permissões de emissão a cada ano. Os mercados voluntários dependem da criação de compensações de carbono, que podem ser compradas por qualquer empresa, organização ou indivíduo.

Desafios globais ambientais

O Fórum Econômico Mundial destacou que os cinco principais riscos globais em termos de probabilidade são todos ambientais. A busca por soluções aos riscos globais ambientais não se restringe apenas aos governos, mas envolve diversos atores, como investidores e corporações.

Um pouco de tokenomics

Os métodos de emissão de tokens dependem do modelo de negócios e das leis e regulamentos do país. A estrutura de emissão ideal pode variar, e a tokenização do sistema de crédito de carbono em nível governamental também é uma possibilidade.

Comments are closed